“JANEIRO BRANCO” ALERTA PARA A NECESSIDADE DE CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES
- Antonio De Araújo Moraes Neto
- 21 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Por Jornal Opção - Redação
Prevenir e conscientizar a sociedade por meio de campanhas mensais já virou realidade no Brasil. E em janeiro não poderia ser diferente, afinal, no primeiro mês do ano, é tempo de estabelecer metas, fazer planos e, também, de promover o “Janeiro Branco”. A iniciativa nasceu em 2014 a fim de chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. E, desse modo, trata-se de um assunto que precisa estar constantemente na pauta das empresas.
Nos últimos anos, o tema saúde mental vem tomando proporções e, desse modo, ganhando relevância cada vez maior na medicina, pois exige cuidado, tratamento e acompanhamento profissional. Portanto, falar de saúde mental não se restringe a rodas de conversas, pois essa tendência – evidenciada pela pandemia – é um tema que precisa de atenção, prevenção e ação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou, em 2021, o Brasil como o país mais ansioso do mundo e o segundo na classificação de diagnóstico de depressão. O mesmo estudo mostra que 18,6 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade. Nesse sentido, o Conselho Federal de Farmácias revelou que a venda de antidepressivos e ansiolíticos têm aumentado cada vez mais no país.
O ‘Janeiro Branco’ chegou para reforçar que o cuidado com a mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo. Apesar de ainda ser considerado tabu em algumas organizações, questões mentais não podem ser deixadas de lado e precisam estar em pauta no ambiente de trabalho. É preciso criar base para a saúde mental dos colaboradores. Esse é um dos pilares para a gestão de pessoas”, pondera Luiz Edmundo Rosa, Diretor do Desenvolvimento de Pessoas da ABRH Brasil.
O mundo está cada vez mais acelerado e, diante disso, pesquisas mostram que as empresas vêm priorizando essa preocupação com o bem-estar do profissional. Hoje, cerca de 80% das organizações que investem em saúde mental conseguem melhores resultados. “É preciso que o líder fale sobre suas dificuldades e vulnerabilidades a fim de incentivar os demais colaboradores”, enfatiza Luiz.

Foto: Reprodução/Google
Comentários